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EPISÓDIO 9: EDUCAÇÃO CTS E CIDADANIA: CONFLUÊNCIAS E DIFERENÇAS

 



Fonte: IA Craiyon  / criado com as palavras-chaves: scientific education, citizenship education, STS, scientific literacy.

    Quando pensamos em formar crianças para cidadania a primeira ideia que vêm a mente é o cuidado com meioambiente. Tal ideia parece permear os algoritímos da Inteligência Artificial Craiyon, que elaborou a imagem acima a partir das key-words presente no artigo que vamos discutir neste episódio. 
    Cidadania pode ser definida como o processo de desenvolver habilidades para tomar decisões informadas, considerando a valorização dos princípios fundamentais que garantem a dignidade e o tratamento justo a todos os indivíduos. Em um sentido mais amplo e direto: 

    Cidadania envolve o reconhecimento dos direitos e deveres dos indivíduos como membros de uma comunidade, incentivando a participação ativa na vida política, social e ambiental do país. 

(inspiração aqui)

    O meio ambiente, por sua vez, representa o conjunto de elementos naturais e artificiais que cercam o ser humano e influenciam diretamente sua qualidade de vida. A preservação do meio ambiente é essencial para garantir um futuro próspero para as gerações vindouras, e a responsabilidade pela conservação recai sobre todos os cidadãos, que precisam equilibrar a relação entre consumo e preservação, fazendo uso consciente dos recursos naturais existentes. No entanto, considerando as desigualdades sociais presentes no mundo capitalista em que vivemos, cabe ressaltar o provérbio indígena:

“Quando o último rio secar, a última árvore for cortada e o último peixe pescado, eles vão entender que dinheiro não se come”. (Fonte aqui)

    Nesse contexto, o ensino de ciências desempenha um papel fundamental ao promover a compreensão dos processos naturais que governam o nosso planeta. Através do estudo científico, os alunos são encorajados a desenvolver habilidades analíticas e críticas, permitindo-lhes compreender a complexidade do meio ambiente e seus desafios, bem como as ações necessárias para mitigar os impactos negativos do consumo desenfreando que vivemos. Daí a necessidade de refletir com maior atenção sobre as possíveis relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), ou CTSA (Ciências, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) que permeia o currículo escolar desde os anos 1990.

    No entanto, levantamos as seguintes indagações para embalar nossa leitura neste episódio: 

1. Será que a formação para Cidadania e a Educação com base nos estudos CTS são a mesma coisa? 

2. Quais são as ações empreendidas pela educação brasileira para efetivar essa perspectiva curricular?

3. De que maneira a abordagem CTS tem sido incorporada às atividades em sala de aula pelas escolas? (inspiração aqui

    Enquanto a Educação CTS se concentra na compreensão crítica das interações entre ciência, tecnologia e sociedade, a cidadania abrange o conjunto de direitos, deveres e responsabilidades dos indivíduos em uma comunidade, incluindo a participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Embora distintos, ambos os conceitos podem se complementar e trabalhar em conjunto para promover uma educação mais engajada e consciente em relação às questões científicas, tecnológicas e sociais que afetam nossa vida em sociedade. Esse é o tema no artigo: "EDUCAÇÃO CTS E CIDADANIA: CONFLUÊNCIAS E DIFERENÇAS", escrito pelo professor Wildson Luiz Pereira dos Santos, nosso professor homenageado da vez. 


    No episódio 7 do podcast FIZENencadeando LEITURAS, discutiremos em profundidade o que é o movimento CTS dentro do Ensino de Ciência e discutir sobre o letramento científico, ressaltando suas similaridades e distinções. O texto escrito pelo professor Wildson Luiz apresenta dados sobre o crescente movimento de pesquisa no Brasil no campo da Educação CTS no ensino de ciências. O renomado professor conclui que a Educação CTS contribui para a educação científica voltada à cidadania, destacando que ela é um importante domínio do letramento científico, com parâmetros específicos. Porém, enfatiza que a educação científica não pode se limitar aos propósitos da Educação CTS, pois outros domínios são necessários para alcançar objetivos mais amplos, que vão além da compreensão das complexas relações CTS. 
    
Bora investigar melhor isso ae!

1) Qual é a estrutura do episódio?

1. Biografia do prof. Wildson
2. Contexto de CTS até 2012
3. Principais ideias do Artigo
4. INTRODUÇÃO DO ARTIGO
5. CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
6. A EDUCAÇÃO CTS NO BRASIL
7. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO CTS
8. SUGESTÕES PARA APROFUNDAMENTO NO TEMA


2) Mapa Mental / Roteiro do Podcast

https://mm.tt/app/map/2874969584?t=P290uBWv9p


3) Dicas e referências do episódio para aprofundamento

Biotecnologia e seus impactos na saúde, meio ambiente e sociedade:
  • Filme/Série: "GATTACA" (1997) - Direção: Andrew Niccol.
  • Livro: Unicelular de Tarsis Magella (Roraiama-BR)

Inteligência artificial e seu potencial para transformar a vida das pessoas:
  • Filme/Série: "Ex Machina" (2014) - Direção: Alex Garland.
  • Livro: "A Queda de Hyperion" (The Fall of Hyperion) de Dan Simmons.

Cibersegurança e os riscos que ela representa para a sociedade:
  • Filme/Série: "Black Mirror" (Série - várias temporadas) - Criador: Charlie Brooker.
  • Livro: "Neuromancer" de William Gibson.

Clima e os desafios da mudança climática:
  • Filme/Série: "O documentário “O Amanhã é Hoje”, dirigido por Thais Lazzer em 2019
  • Livro: "A Sexta Extinção" (The Sixth Extinction) de Elizabeth Kolbert.

Educação científica e a formação de cidadãos conscientes e críticos:
  • Filme/Série: Série "Hiperconectado"com Átila Iamarino - TV Cultura Online
  • Livro: Contra a realidade: A negação da ciência, suas causas e consequências_Finalista do Prêmio Jabuti 2022 - Natalia Pasternak e Carlos Orsi

    

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