Pular para o conteúdo principal

Episódio 2: Ensino por Investigação

OUÇA O EPISÓDIO AQUI: Episódio 2: 




Ensino por Investigação 


Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo "Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação" de Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Como o Ensino por Investigação foi instituído como estratégia metodológica nas aulas de Física?
O que é o LAPEF? O que é o LABEDU?
Quais são as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de aulas investigativas? Que temáticas da física já foram aplicadas? Quais os resultados pragmáticos deste tipo de metodologia?

A gravação foi realiza com o suporte dos slides abaixo. A ideia é disponibilizar esse material com antecedência aos estudantes/professores, de modo que as atividades para o aprofundamento no tema em sala de aula seja mais atraente.








Proposta de Trabalho com os alunos da Licenciatura


Tipo de atividade
Criação/Edição de um tópico na Wikipédia
Objetivo da oficina/aula

Ao final dessa aula, os professores participantes serão capazes de: 

1. organizar metodologias para o aprendizado de física que

possibilitem condições em sua sala de aula para os alunos:

• pensarem, levando em conta a estrutura do conhecimento;

• falarem, evidenciando seus argumentos e conhecimentos construídos;

• lerem, entendendo criticamente o conteúdo lido;

• escreverem, mostrando autoria e clareza nas ideias expostas.



2. Realizar revisão sistemática em periódicos na área do Ensino de Ciências;

3. Editar textos na plataforma Wikipédia.



Queremos que os professores participantes compreendam que:

O ensino por investigação constitui uma abordagem que promove o
questionamento, o planejamento, a escolha de evidências, as explicações
com bases nas evidências e a comunicação. Ensinar por investigação
significa fazer um movimento de aproximar os conhecimentos científicos
dos conhecimentos escolares.



Evidências para efetividade dos objetivos na avaliação
  1. Identificação das características das SEI
  2. Registro da problematização sobre a metodologia
  3. Edição na Wikipedia sobre SEI
Como organizar os estudantes?
Grupos de 4 a 5 pessoas para produção de atividades em 3 encontros.
Quais os materiais necessários?
Internet, Cartazes e Disposição para Pesquisa.
Qual é a duração?
3 encontros de 2 horas
Encaminhamentos
Encontro 1

1. Escolha 3 artigos sobre Sequências de Ensino por Investigação (SEI) em 4 periódicos da área do Ensino de Ciências  (Ciência & Educação (C&E); Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF); Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) e Enseñanza de las Ciências (Enz)
Os alunos (grupos de 4 ou 5 pessoas) precisam acessar pelo menos um periódico e selecionar três artigos que apresentam uma explicação sobre a SEI como estratégia metodológica. Após comparar os três artigos por meio da leitura do resumo o grupo deve confeccionar um cartaz apresentando o nome dos autores, uma síntese do resumo e a compreensão sobre o uso SEI em sala de aula.

2. Problematização: Após a apresentação de cada cartaz a turma deve estabelecer questões para o direcionamento da leitura de um único artigo sobre SEI. O artigo que, no consenso do grupo, possuir maior condições para responder as questões levantadas pela turma será o escolhido.

Encontro 2
3. Realização da leitura: cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma unidade de leitura do artigo, tomando como base os critérios da leitura analítica.

4. Análise do texto: discussão as unidades de leitura estudas por cada grupo e eleição dos tópicos a serem redigidos para o texto do Wikipedia.

Encontro 3
5. Conclusão: Edição de um tópico na Wikipédia sobre Ensino por Investigação.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Episódio 1: Lendo Richard Feynman decentemente

Episódio 1: Lendo Richard Feynman decentemente    Desde 2010 tenho publicado neste blog alguns textos e atividades sobre minhas práticas docentes em Física, realizadas em diferentes escolas públicas e particulares que oferecem Ensino fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Decidi neste ano de 2019 mudar um pouco esse formato. Neste momento, tenho interesse em organizar e divulgar nesse espaço virtual o processo de planejamento e avaliação do que, por enquanto , vou chamar “ práticas de aprendizado em ciências ”.Digo isso dessa maneira pois ainda não fiz uma revisão sistemática sobre esse termo e tenho a intuição de que essa ideia não é nova. A ideia que gostaria de trazer aqui se assemelha a compreensão de aprendizagem proposta pela professor Paloma Chaves no texto “ Matética: A Arte de Aprender ”. Ao invés de estudar com profundidade novas formas de Ensinar Física eu gostaria de passar a investigar novas formas que os alunos Aprendem Física. Acredito que...

Episódio 5 - Tecnologia, Conhecimento e Ancestralidade

Hoje um vizinho veio me pedir ajuda para resolver um problema em sua tomada no seu apartamento. Ele chegou dizendo:  "Sou desses meninos criados pela avô mano, não sei fazer essas coisas, você é físico, tem um monte de ferramentinhas ae, faça sua magia!" Moramos em um desses prédios antigos, sem elevador, sem garagem, sem síndico, mas com muita fiação elétrica antiga e gente boa que se ajuda. Fiquei pensando em que momento da nossa história humana fomos perdendo a cultura de fuçar e fazer nossos "gatos técnicos" para solução de problemas manuais do cotidiano. Afinal, deveria fazer parte da nossa ancestralidade brasileira montar arapucas mirabolantes como os índios, costurar lindas rendas como as antigas baianas ou construir belíssimos tambores africanos com couro. Conheci um cara que conseguia fazer um Fusca com motor parado funcionar com um pedaço de lápis. Como dizem por aí "o brasileiro precisa ser estudo pela NASA!", não é essa a fama que l...

Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico

Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico  Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo " Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano " de José Carlos Libaneo. O que é o Conhecimento Didático? O que é conhecimento Pedagógico? Como integrar na formação profissional os dois tipos de conhecimento que estão dissociados e correndo em paralelo? Como articular o conhecimento pedagógico do conteúdo ao conhecimento dos conteúdos/processos investigativos da ciência ensinada? Como professores podem aprender a introduzir transformações nos objetos de conhecimento de modo a suscitar motivos dos estudantes para a atividade de estudo? Partindo dessas ideias, pretendo tornar evidente as características e diferenças dos conhecimentos didáticos e pedagógicos e refletir junto aos professores em formação inicial de que maneira tais conhecimentos podem ser integrados na elaboração de atividades para alunos do Ensino Médio. Proposta d...