Episódio 2: Ensino por Investigação
Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo "Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação" de Anna Maria Pessoa de Carvalho.
Como o Ensino por Investigação foi instituído como estratégia metodológica nas aulas de Física?
O que é o LAPEF? O que é o LABEDU?
Quais são as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de aulas investigativas? Que temáticas da física já foram aplicadas? Quais os resultados pragmáticos deste tipo de metodologia?
A gravação foi realiza com o suporte dos slides abaixo. A ideia é disponibilizar esse material com antecedência aos estudantes/professores, de modo que as atividades para o aprofundamento no tema em sala de aula seja mais eficiente.
Proposta de Trabalho com os alunos da Licenciatura
Tipo de atividade |
Criação/Edição de um tópico na Wikipédia
|
Objetivo da oficina/aula
| Ao final dessa aula, os professores participantes serão capazes de:
1. organizar metodologias para o aprendizado de física que
possibilitem condições em sua sala de aula para os alunos:
• pensarem, levando em conta a estrutura do conhecimento;
• falarem, evidenciando seus argumentos e conhecimentos construídos;
• lerem, entendendo criticamente o conteúdo lido;
• escreverem, mostrando autoria e clareza nas ideias expostas.
2. Realizar revisão sistemática em periódicos na área do Ensino de Ciências;
3. Editar textos na plataforma Wikipédia. Queremos que os professores participantes compreendam que: O ensino por investigação constitui uma abordagem que promove o questionamento, o planejamento, a escolha de evidências, as explicações com bases nas evidências e a comunicação. Ensinar por investigação significa fazer um movimento de aproximar os conhecimentos científicos dos conhecimentos escolares. |
Evidências para efetividade dos objetivos na avaliação
|
|
Como organizar os estudantes?
| Grupos de 4 a 5 pessoas para produção de atividades em 3 encontros. |
Quais os materiais necessários?
| Internet, Cartazes e Disposição para Pesquisa. |
Qual é a duração?
| 3 encontros de 2 horas |
Encaminhamentos
|
Encontro 1
1. Escolha 3 artigos sobre Sequências de Ensino por Investigação (SEI) em 4 periódicos da área do Ensino de Ciências (Ciência & Educação (C&E); Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF); Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) e Enseñanza de las Ciências (Enz)
Os alunos (grupos de 4 ou 5 pessoas) precisam acessar pelo menos um periódico e selecionar três artigos que apresentam uma explicação sobre a SEI como estratégia metodológica. Após comparar os três artigos por meio da leitura do resumo o grupo deve confeccionar um cartaz apresentando o nome dos autores, uma síntese do resumo e a compreensão sobre o uso SEI em sala de aula.
2. Problematização: Após a apresentação de cada cartaz a turma deve estabelecer questões para o direcionamento da leitura de um único artigo sobre SEI. O artigo que, no consenso do grupo, possuir maior condições para responder as questões levantadas pela turma será o escolhido.Encontro 2 3. Realização da leitura: cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma unidade de leitura do artigo, tomando como base os critérios da leitura analítica. 4. Análise do texto: discussão as unidades de leitura estudas por cada grupo e eleição dos tópicos a serem redigidos para o texto do Wikipedia. Encontro 3 5. Conclusão: Edição de um tópico na Wikipédia sobre Ensino por Investigação. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário