Pular para o conteúdo principal

Novas ideias para o Blog


Em 2020 este blog completará 10 anos de existência e não posso dizer que as atividades postadas neste espaço foram altamente produtivas. Fazendo uma análise do backup que tenho aqui acabei mantendo online apenas 11 textos entre as idas e vindas de uma ou outra atividade  que realizei como professor de Física. Muitos textos foram utilizados apenas para motivação das aulas, outros apenas para orientações de atividades práticas e tutorias de aplicativos. E muitos, muitos outros, que acabei nem postando devido a correria do dia-a-dia.

Paralelo a este blog coletei boa quantidade de fotos e vídeos de experimentos, feiras de ciências e esquemas de lousas que foram aplicadas em sala de aula ao longo desses anos. Pretendo agora fazer deste espaço um ambiente no qual guardo a minha memória, ainda que fragmentada, do meu processo de formação como professor de ciências da natureza. Foram muitas ideias malucas que tive, muitas delas deram bem erradas e algumas poucas foram bem sucedidas. Mas, com certeza, me diverti bastante. Espero neste semestre conseguir organizar todo esse material, descrevendo as experiências marcantes que tenho registro. Quem sabe tornar esse meu relato público possa evidênciar os desafios e possibilidades para um ensino de Ciências da Natureza mais significativo nos diferentes contextos escolares em que passei. 

Bora lá que tem trabalho vindo ae...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Episódio 1: Lendo Richard Feynman decentemente

Episódio 1: Lendo Richard Feynman decentemente    Desde 2010 tenho publicado neste blog alguns textos e atividades sobre minhas práticas docentes em Física, realizadas em diferentes escolas públicas e particulares que oferecem Ensino fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. Decidi neste ano de 2019 mudar um pouco esse formato. Neste momento, tenho interesse em organizar e divulgar nesse espaço virtual o processo de planejamento e avaliação do que, por enquanto , vou chamar “ práticas de aprendizado em ciências ”.Digo isso dessa maneira pois ainda não fiz uma revisão sistemática sobre esse termo e tenho a intuição de que essa ideia não é nova. A ideia que gostaria de trazer aqui se assemelha a compreensão de aprendizagem proposta pela professor Paloma Chaves no texto “ Matética: A Arte de Aprender ”. Ao invés de estudar com profundidade novas formas de Ensinar Física eu gostaria de passar a investigar novas formas que os alunos Aprendem Física. Acredito que...

Episódio 5 - Tecnologia, Conhecimento e Ancestralidade

Hoje um vizinho veio me pedir ajuda para resolver um problema em sua tomada no seu apartamento. Ele chegou dizendo:  "Sou desses meninos criados pela avô mano, não sei fazer essas coisas, você é físico, tem um monte de ferramentinhas ae, faça sua magia!" Moramos em um desses prédios antigos, sem elevador, sem garagem, sem síndico, mas com muita fiação elétrica antiga e gente boa que se ajuda. Fiquei pensando em que momento da nossa história humana fomos perdendo a cultura de fuçar e fazer nossos "gatos técnicos" para solução de problemas manuais do cotidiano. Afinal, deveria fazer parte da nossa ancestralidade brasileira montar arapucas mirabolantes como os índios, costurar lindas rendas como as antigas baianas ou construir belíssimos tambores africanos com couro. Conheci um cara que conseguia fazer um Fusca com motor parado funcionar com um pedaço de lápis. Como dizem por aí "o brasileiro precisa ser estudo pela NASA!", não é essa a fama que l...

Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico

Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico  Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo " Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano " de José Carlos Libaneo. O que é o Conhecimento Didático? O que é conhecimento Pedagógico? Como integrar na formação profissional os dois tipos de conhecimento que estão dissociados e correndo em paralelo? Como articular o conhecimento pedagógico do conteúdo ao conhecimento dos conteúdos/processos investigativos da ciência ensinada? Como professores podem aprender a introduzir transformações nos objetos de conhecimento de modo a suscitar motivos dos estudantes para a atividade de estudo? Partindo dessas ideias, pretendo tornar evidente as características e diferenças dos conhecimentos didáticos e pedagógicos e refletir junto aos professores em formação inicial de que maneira tais conhecimentos podem ser integrados na elaboração de atividades para alunos do Ensino Médio. Proposta d...