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TDIC no Ensino de Física 1 - A questão das desigualdades sociais

Fonte : criado a mão O texto a seguir tem o seguinte percurso: falar sobre a desigualdade social e a compreensão utilitarista da Física e da Tecnologia em alguns documentos oficiais educacionais;  A comunicação humana e a comprensão do termo tecnologia;  O digital, a comunicação e o estudo dos efeitos da mídia e da tecnologia na sociedade e na cultura humana (Marshall McLuhan e Pierre Leví). Reflexões sobre as tecnologia na sala de aula de Física (Papert, Michetel e David Nemer); Novos paradigmas das tecnologias para educação; Aprendizagem Ubíqua, Jogos, Aplicativos e as Redes Sociais; Práticas de Ensino e Projetos Integradores com TDIC no Ensino de Física     Reinventando um documento oficial (liberdades da escrita em um Blog 🌝)      Todo texto que se propoe a discutir sobre o uso das tecnologias na educação brasileira deveria primeiro fazer uma contextualização sobre a questão das desigualdades sociais para o acesso a essas tecnologias. De acordo co...

Estágio Supervisionado na formação para Educação em Ciências

     Fonte: feito à mão (Chatgpt) O Estágio Supervisionado na formação para a Educação em Ciências, para mim, sempre foi mais do que uma etapa obrigatória do curso: é um espaço privilegiado onde futuros professores têm a chance de articular saberes teóricos, experiências práticas e reflexões críticas sobre a docência. O nome "supervisão" já me é estranho, pois tenho trabalhado nos últimos anos com o termo "orientação", aquele que guia, aconselha e direciona indivíduos, ao invés de fiscalizar. Além disso, também tenho trabalhado com o conceito de "residência esducacional" ao invés de "estágio pedagógico". A diferença central entre esses dois conceitos está na profundidade, duração e tipo de imersão na prática escolar, sendo a residência um programa mais aprofundado e com maior autonomia do que o estágio tradicional. Espero que as reflexões que desenvolvo nos próximos parágrafos possam fazer o leitor perceber que a troca desses nomes não é merament...

O que você precisa saber sobre o Enfoque CTS

      Fonte: feito â mão       Digamos que seu professor de Didáticas no Ensino de Ciências solicita que você faça uma pesquisa sobre o que é o enfoque CTS e como esse conceito se aplica em sala de aula na escola básica. Sagazmente você recorre à mágia das inteligências artificial (IA) e chega em algumas conclusões:

A Física como epistemologia interna na Educação em Ciências

Fonte: feito à mão (ChatGpt)           Quando iniciei meus estudos na pós-graduação de Física deparei com a necessidade de elaborar projetos de pesquisas. Na época, os maravilhosos chats de IA não existiam e foi necessário garimpar estruturas de texto que faziam sentido para os programas universitários que eu gostaria de ingressar, no caso, na área do Ensino de Ciências. Mesmo depois de já ter escrito artigos na iniciação científica e participando de congressos na graduação, ainda não sentia confiança para elaborar um bom projeto de pesquisa e depois de muitos vídeos no Youtube consegui "fazer parir" um texto que contemplacesse o básico e tinha o meu temperinho: 1.Título; 2.Problema de Pesquisa (Questão norteadora); 3.Justificativa; 4.Objetivos (Geral e Específicos); 5.Referencial Teórico (Breve); 6.Metodologia: O caminho que será percorrido; 7.Tipo de pesquisa (ex: qualitativa, quantitativa, pesquisa-ação, estudo de caso); 8.Participantes e contexto (onde ...

Como tornar o Ensino de Física Interdisciplinar?

Fonte: feito à mão (Chatgpt)            Dias atrás, uma amiga no serviço, que também é física e também com muitos anos de experiência em sala de aula, estava preparando uma aula sobre o fenômeno das marés e discutindo sobre o fabuloso efeito da força aparente centrífuga na elevação das águas  ao redor do planeta. Ambos já tínhamos lecionado o tema muitas vezes no Ensino Médio, mas agora, trabalhando com a formação de outros professores dentro de um curso de Ciências da Natureza, nos questionamos sobre como abordar a temática do ponto de vista da interdisciplinaridade, o que torna a construção desse conhecimento ainda mais cabeluda.      No livro " Introdução ao Pensamento Complexo " (1990, p. 13), Morin afirma:  O que é a complexidade? A um primeiro olhar, a complexidade é um tecido (complexus: o que é tecido junto) de constituintes heterogêneas inseparavelmente associadas: ela coloca o paradoxo do uno e do múltiplo. Num segund...

Por que Ensinar Física Moderna e Comtemporânea na escola em 2025?

  Fonte: feito à mão      No início do século XX os entusiastas pelos conhecimentos da natureza buscavam responder a perguntas que, para o leigo da época acostumado com a Mecânica de Newton, soariam como: Se tudo que é quente brilha, por que a luz que sai de um forno quente (radiação) não fica infinitamente azul ou brilhante, como as nossas leis atuais parecem prever?  Se a luz é uma onda que se propaga em algo invisível chamado 'éter', por que nossos instrumentos não conseguem detectar a Terra se movendo através desse éter? A velocidade da luz deveria mudar, mas ela teima em ser sempre a mesma!  Se a luz é uma onda, por que quando jogamos luz em um metal, ela se comporta como se fosse feita de 'pacotinhos' de energia (fótons), e só a cor certa (frequência) consegue arrancar elétrons, e não apenas o brilho total?"  Por que os átomos (que deveriam ser como pequenos sistemas solares) não colapsam imediatamente, já que os elétrons, ao girarem, deveriam pe...