quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico


Episódio 3: Conhecimento Didático e Conhecimento Pedagógico 


Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo "Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano" de José Carlos Libaneo.


O que é o Conhecimento Didático? O que é conhecimento Pedagógico? Como integrar na formação profissional os dois tipos de conhecimento que estão dissociados e correndo em paralelo? Como articular o conhecimento pedagógico do conteúdo ao conhecimento dos conteúdos/processos investigativos da ciência ensinada?
Como professores podem aprender a introduzir transformações nos objetos de conhecimento de modo a suscitar motivos dos estudantes para a atividade de estudo?
Partindo dessas ideias, pretendo tornar evidente as características e diferenças dos conhecimentos didáticos e pedagógicos e refletir junto aos professores em formação inicial de que maneira tais conhecimentos podem ser integrados na elaboração de atividades para alunos do Ensino Médio.



Proposta de Trabalho com os alunos da Licenciatura

1) Tipo de atividade
Leitura e discussão de texto e Envio de Mensagem via Padlet 

2) Objetivo da oficina/aula

Ao final dessa aula, os professores participantes serão capazes de: 1. Descrever diferenças conceituais e metodollógicas sobre os conhecimentos didáticos e conhecimentos pedagógicos; 2. Identificar estratégias metodológicas para integração desses 2 conhecimentos em sua prática docente. Queremos que os professores participantes compreendam que:
a integração entre o conhecimento didático e o conhecimento pedagógico é fundamental para oportunizar um aprendizado profundo e significativo para os estudantes.
3) Evidências para efetividade dos objetivos na avaliação
Registro da discussão dos textos no Pdlet e gravação em vídeo da comunicação oral em grupos.

4) Como organizar os estudantes?

Organizar os estudantes em 6 Grupos de Trabalho.

5) Quais os materiais necessários?
Internet e  Disposição para Pesquisa.

6) Qual é a duração?
2 encontros de 2 horas cada

7) Encaminhamentos

1) Apresentar os slides sobre a pesquisa do professor José Carlos Libâneo (2015): Formação de Professores e Didática para Desenvolvimento Humano


2) Propor a discussão para solução da seguinte questão:

3) Dividir a turma em 6 grupos de trabalho e disponibilizar os seguintes excertos impressos para discussão:
  • Canadenses: Tardif e Gauthier (saberes da prática docente),
  • Brasileira: Pimenta (saberes docentes),
  • Franceses: Develay, Meirieu e Chevallard (didáticas disciplinares),
  • Espanhóis Ariza e Toscano (saberes do professor em sua relação com as dimensões da sua prática)
  • Norte-Americano Shulman (conceito de conhecimento pedagógico do conteúdo).
  • Russo Davydov - A Teoria do Ensino para o Desenvolvimento e a Integração entre Didática e Epistemologia das Disciplinas
4) Atribuir os seguintes papéis para cada integrante do grupo (gerenciar quantidade de alunos):

Facilitador: Garante que todos entendam a tarefa e todos tenham acesso aos materiais. é responsável por chamar os participantes para as questões do grupo.

Controladora do tempo: Combina a alocação do tempo com o grupo e acompanhe o tempo e alerte seu grupo;

Repórter: Lembra seu time para  que pensem de mais de uma maneira e Prepare-se para compartilhar o produto final do grupo.

Monitora de recursos: Identifica os materiais necessários, gerencia aplicativos e organiza apresentação.

Harmonizador: Presta atenção a como os membros do grupo estão interagindo no trabalho. Faz a mediação de desentendimentos e construa pontes. Reconhece publicamente as ideias e contribuições de cada participante.


5) Solicitar que cada grupo apresente um áudio, um texto e uma imagem no Padlet disponibilizado. O grupo deve apresentando como produto final qual é a compreensão sobre conhecimento didático e conhecimento pedagógico de cada autor.

6) Discutir os produtos registrados no Pdlet e explorar quais são as possíveis soluções para integraçção entre o conhecimento didático e o conhecimento pedagógico.


Um comentário: