terça-feira, 15 de outubro de 2019

Episódio 2: Ensino por Investigação


Episódio 2: Ensino por Investigação 

Neste episódio realizo a Leitura Analítica do artigo "Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação" de Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Como o Ensino por Investigação foi instituído como estratégia metodológica nas aulas de Física?
O que é o LAPEF? O que é o LABEDU?
Quais são as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de aulas investigativas? Que temáticas da física já foram aplicadas? Quais os resultados pragmáticos deste tipo de metodologia?

A gravação foi realiza com o suporte dos slides abaixo. A ideia é disponibilizar esse material com antecedência aos estudantes/professores, de modo que as atividades para o aprofundamento no tema em sala de aula seja mais eficiente.






Proposta de Trabalho com os alunos da Licenciatura


Tipo de atividade
Criação/Edição de um tópico na Wikipédia
Objetivo da oficina/aula

Ao final dessa aula, os professores participantes serão capazes de: 

1. organizar metodologias para o aprendizado de física que

possibilitem condições em sua sala de aula para os alunos:

• pensarem, levando em conta a estrutura do conhecimento;

• falarem, evidenciando seus argumentos e conhecimentos construídos;

• lerem, entendendo criticamente o conteúdo lido;

• escreverem, mostrando autoria e clareza nas ideias expostas.



2. Realizar revisão sistemática em periódicos na área do Ensino de Ciências;

3. Editar textos na plataforma Wikipédia.



Queremos que os professores participantes compreendam que:

O ensino por investigação constitui uma abordagem que promove o
questionamento, o planejamento, a escolha de evidências, as explicações
com bases nas evidências e a comunicação. Ensinar por investigação
significa fazer um movimento de aproximar os conhecimentos científicos
dos conhecimentos escolares.



Evidências para efetividade dos objetivos na avaliação
  1. Identificação das características das SEI
  2. Registro da problematização sobre a metodologia
  3. Edição na Wikipedia sobre SEI
Como organizar os estudantes?
Grupos de 4 a 5 pessoas para produção de atividades em 3 encontros.
Quais os materiais necessários?
Internet, Cartazes e Disposição para Pesquisa.
Qual é a duração?
3 encontros de 2 horas
Encaminhamentos
Encontro 1

1. Escolha 3 artigos sobre Sequências de Ensino por Investigação (SEI) em 4 periódicos da área do Ensino de Ciências  (Ciência & Educação (C&E); Caderno Brasileiro de Ensino de Física (CBEF); Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) e Enseñanza de las Ciências (Enz)
Os alunos (grupos de 4 ou 5 pessoas) precisam acessar pelo menos um periódico e selecionar três artigos que apresentam uma explicação sobre a SEI como estratégia metodológica. Após comparar os três artigos por meio da leitura do resumo o grupo deve confeccionar um cartaz apresentando o nome dos autores, uma síntese do resumo e a compreensão sobre o uso SEI em sala de aula.

2. Problematização: Após a apresentação de cada cartaz a turma deve estabelecer questões para o direcionamento da leitura de um único artigo sobre SEI. O artigo que, no consenso do grupo, possuir maior condições para responder as questões levantadas pela turma será o escolhido.

Encontro 2
3. Realização da leitura: cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma unidade de leitura do artigo, tomando como base os critérios da leitura analítica.

4. Análise do texto: discussão as unidades de leitura estudas por cada grupo e eleição dos tópicos a serem redigidos para o texto do Wikipedia.

Encontro 3
5. Conclusão: Edição de um tópico na Wikipédia sobre Ensino por Investigação.











Nenhum comentário:

Postar um comentário