quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Física pra quê?

Física Pra quê?


Depois de uma frenética noite nas agitadas páginas nas salas de bate-papo. Exausto, resolve ir dormir cedo, por volta das 3h da manhã, para ainda de madrugada, por volta das 9h da manhã, encarar as aulas de física do cursinho.


Não vê sentido nessa matéria idiota que não serve para outra coisa a não ser passar no vestibular e conquistar seu tão sonhado curso das humanas. A física não presta pra nada! O mundo com certeza continuaria apesar da física!




De repente, ondas são produzidas por deformações provocadas pela diferença de pressão do ar. As variações de pressão chegam a seus ouvidos, os tímpanos são induzidos a vibrar e lhe provocam a sensação fisiológica de algo numa faixa de freqüência que varia aproximadamente entre 20 e 20000 Hz. Não, não é um sonho. É seu tranqüilo despertar ao som de Master of Puppets, tranquiloa música do Metallica programada no seu avançadíssimo aparelho de celular para que seu dia inicie feliz.

Sente uma dor irritante chegando nos olhos, devido a grande quantidade de luz do sol que invade seu quarto. Logo, sua pupila ajusta essa quantidade de luz fazendo com que ela chegue ao cristalino, que leva a imagem mais para trás ou para frente, permitindo que se projete sobre a retina. Enfim, o nervo óptico conduz os impulsos nervosos para o centro da visão, no cérebro, que o interpreta e permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram, podendo assim localizar seus chinelos.

Caminha para o banheiro. Em sua mente, a revoltante idéia de que o mundo não está a seu favor, fazendo-o levantar tão cedo, e para quê? Não faz idéia de que por conta de seus passos é justamente o mundo que o empurra pra frente, conforme seus lindos chinelos empurram o chão para trás, demonstrando as maravilhas que as forças de atrito podem gerar.

Num esforço quase que suicida abre a torneira do chuveiro. Eis que nesse momento, a pressão dentro da caixa de água aumenta, fazendo com que um mecanismo conecte os fios de energia (110V ou 220V) diretamente naquela resistência mergulhada na água... A água aquece... Seu corpo relaxa e, sua boca solta uma daquelas frases de anti-stress:

POR QUE TENHO QUE IR PRA ESSA C... DE AULA DE FÍSICA!!!

O banho termina, a duvida agora é a escolha da roupa. Afinal, o olho interpreta a reemissão da luz vinda de um objeto que foi emitida por uma fonte luminosa por meio de ondas eletromagnéticas; e que corresponde à parte do espectro eletromagnético que é visível (400 a 700 nanômetros). Uma vez que estamos no verão, a personificação do estilo deve ser leve, luxuosamente desencanado,

suavemente excêntrico e à vontade, que dá a sensação do bacana conseguido

sem esforço. Por isso, as cores dessa temporada são o Violeta 380-440 nm , o Azul 440-490 nm e o Verde 490-565 nm os menores cumprimentos sabe!

Escolhido a roupa é hora de ir, mas não antes do cafezinho, feito com água devidamente fervida, onde as suas moléculas adquirem mais energia, aumentando a rapidez dos movimentos do líquido transformando-o em vapor. E também o processo de convecção que transita o calor de um ponto a outra fazendo a circulação da água por gravidade, devido a mudanças na densidade, resultantes da absorção e fornecimento de calor.


Agora sim! Pega sua bicicleta e vai, rumo ao abatedouro. A cada pedalada pensa: PUTA QUE PARIU, NEM DINHEIRO PRO BUZÃO EU TENHO! Mas não percebe o quão magnífico é conservação de outras economias, como a da quantidade de movimento angular que nada mais é que o produto vetorial do vetor posição e do vetor quantidade de movimento que é justamente o que faz equilibra-se em seu biciclo móvel.



O dia é ensolarado, a temperatura ambiente está entre 27°C e 28°C. As freqüências ultravioletas em faixas UVA (comprimento de onda de 315 a 400 nm) lhe rendem um bom bronzeamento até o cursinho. É pena que seu esforço com as pedaladas também tenham lhe rendido uma grande quantidade de suor, produzido pelo trabalho árduo dos músculos ou pela ação de nervos super estimulados, o que só atesta a eficácia das 2,6 milhões de glândulas sudoríparas presentes em todo seu corpo.

Enfim chega ao cursinho, sem dinheiro, fedorento, puta da vida com a física, porém, bronzeado e na moda! Ao empurrar a porta para sala, imperceptivelmente aplicando uma força em torno de um eixo, sente-se de certa forma confortável por ali estar para nova masturbação mental do dia. Porém ainda lhe resta a dúvida, onde será que se utiliza a física no dia-a-dia.



Pesquisa:

Sentidos da visão: http://www.afh.bio.br/sentidos/Sentidos2.asp

Ondas:
http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/ondas2/ondas2.html

Força de Atrito:
http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=144

Luz E Cor:
http://www.if.ufrj.br/teaching/luz/cor.html

Momento Angular:
http://efisica.if.usp.br/mecanica/universitario/momento_angular/mom_angular/

Bronzeamento:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bronzeamento_solar

Transpiração:
http://saude.hsw.uol.com.br/suor.htm

Torque:
http://futebol.incubadora.fapesp.br/portal/conceitos/TorqueOuMomentoDeFor_c3_a7a

Nenhum comentário:

Postar um comentário